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O canal de acesso aos portos da Baía da Babitonga será dragado para aumentar a profundidade de 14 m para 16 m, o que permitirá a entrada de navios de até 366 metros de comprimento.
Os sedimentos resultantes da dragagem serão reutilizados para alargar a faixa de areia da orla de Itapoá, em trechos como Figueira do Pontal, Pontal do Norte e Balneário Princesa do Mar, ao longo de cerca de 8 km de costa.
A faixa de areia será ampliada em pelo menos 30 metros em cada trecho contemplado.
Investimento estimado de R$ 300 a 334 milhões para toda a obra.
Por que isso importa para Itapoá e para o mercado imobiliário:
Turismo: praias mais largas e atraentes aumentam o apelo turístico, ajudando a cidade a se destacar no litoral catarinense.
Logística / economia: com navios maiores acessando a Baía, os portos locais ganham competitividade e podem gerar mais empregos e movimento econômico.
Valorização imobiliária: para quem atua no setor — como a sua empresa LFaria Construtora e Imobiliária Ltda — este cenário cria uma janela de oportunidade para adquirir, construir ou comercializar imóveis voltados para lazer, residências ou investimento.
Sustentabilidade urbana: o uso de sedimentos da dragagem para reforçar a faixa de areia mostra um bom exemplo de integração entre obra logística e recuperação costeira.
Para ficar de olho:
A execução ambiental: há um EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e uma licença da IBAMA para essa obra, com exigências de monitoramento.
Cronograma: A previsão é conclusão no segundo semestre de 2026.
Impactos urbanos: com maior infraestrutura, cresce a necessidade de acessos, serviços, moradia e comércio — o que abre novas frentes de projeto.